Hoje em dia, muitas pessoas estão falando sobre a importância de um acordo bem feito. Dizem que um bom Acordo de Sócios auxilia na administração das empresas, previne enormes prejuízos aos sócios, facilita a convivência dos sócios, aumenta as chances de sucessos das empresas, enfim, vários benefícios são atribuídos as empresas que possuem um Acordo entre seus Sócios.

O Acordo de Sócios, que também é chamado de Acordo de Acionistas quando a empresa é uma sociedade anônima ou Acordo de Quotistas, quando se trata de uma empresa por quotas limitada.

Mas na prática, o que é um Acordo de Sócios?

De forma simplificada o acordo é um documento onde ficam estipuladas as regras internas dos sócios de determinada empresa. Diferente do Contrato Social ou do Estatuto Social, onde são estipuladas as regras gerais da fundação da empresa, regras que são públicas, ou seja, todas as pessoas podem ter acesso, as regras do Acordo entre sócios de uma empresa são internas, em regra, quem tem conhecimento são apenas os sócios da empresa.

Trata-se de um contrato, ou seja, um documento no qual são colocadas as vontades dos sócios, o combinado entre aqueles sócios, um documento no qual são estabelecidos detalhes de como os sócios da empresa vão se portar em cada uma das possibilidades previstas neste acordo.

Dessa forma, os sócios já saberão como será resolvida cada uma das situações previstas naquele documento, evitando assim, surpresas no futuro, desde já, ficará claro todas as regras na empresa.

Normalmente, esse documento é elaborado quando o relacionamento entre os sócios está excelente, saudável, em momento no qual as sugestões e cláusulas estão sendo colocadas no papel, pensando no futuro da empresa, na longevidade da sociedade, dessa forma, o documento é elaborado pelos sócios com a melhor das intenções para a empresa, pensando na perpetuidade da empresa e não em beneficiar pontualmente algum sócio.

Enfim, o acordo tem como objetivo prevenir conflitos indesejáveis entre os sócios, deixando definida de forma clara e objetiva como serão resolvidas determinadas questões de interesse dos sócios e da empresa antes que tais situações ocorram e gerem dúvidas ou problemas aos sócios e prejudiquem o funcionamento da empresa.

A Junqueira Sampaio Advogados é referência em Direito Empresarial, envie uma mensagem com sua dúvida nesse link.